sexta-feira, 8 de março de 2013

Tempos compostos

Boa tarde Professor Roberto



Achei essa questão da banca FCC e achei bem interessante apesar de assustadora já que nunca ouvi falar em pretérito mais que perfeito composto do indicativo. Isso é comum na banca?




Att.




Renata


Minha outra mulher teve uma educação rigorosa, mas mesmo assim mamãe nunca entendeu por que eu escolhera justamente aquela, entre tantas meninas de uma família distinta.

O verbo grifado na frase acima pode ser substituído, sem que se altere o sentido e a correção originais, e o modo verbal, por:

(A) escolheria.

(B) havia escolhido.

(C) houvera escolhido.

(D) escolhesse.

(E) teria escolhido.





Olá, Renata!



A questão é interessante, mas não chega a ser assustadora,rs.

Vimos que os verbos podem apresentar locuções verbais (dois verbos que equivalem a um só). Existe um tipo de locução verbal que apresenta sempre os mesmos verbos auxiliares (TER/HAVER) e o verbo principal sempre na mesma forma nominal (PARTICÍPIO), são os chamados TEMPOS COMPOSTOS.
Os tempos compostos têm uma particularidade que os difere das demais locuções verbais: recebem nomes similares aos dos tempos simples, esse nome é dado sempre pela forma simples do verbo auxiliar. Assim, o presente do indicativo do verbo TER mais qualquer outro verbo no particípio forma o PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO DO INDICATIVO, exemplo : TENHO ESTUDADO BASTANTE. O pretérito imperfeito dos verbos TER ou HAVER forma o PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO COMPOSTO DO INDICATIVO, exemplo: QUANDO CHEGUEI, A AULA JÁ HAVIA/TINHA TERMINADO, daí a importância de se estudarem os tempos simples dos verbos.
Nem sempre é possível substituir a forma composta pela simples, pois, algumas vezes, não se equivalem semanticamente. Dizer TENHO ESTUDADO não é a mesma coisa de dizer ESTUDEI (forma simples do pretérito perfeito). Já HAVIA/TINHA TERMINADO é a mesma coisa que TERMINARA (forma simples do mais-que-perfeito). Por isso que ESCOLHERA e HAVIA ESCOLHIDO podem se intercambiar, sem que isso acarrete alteração semântica ou erro gramatical.

Forte abraço e bons estudos!

Prof. Roberto Alves

Nenhum comentário: